Como instalar o Servidor XAMPP


Ninguém discute que o PHP talvez seja uma das linguagens de programação para internet mais intuitivas e de fácil aprendizado para programadores iniciantes. Facilidades de programação à parte, podemos dizer que iniciar programação em PHP pode ser um pouco mais complicado do que se espera. Isso porque muitos programadores iniciantes sabem, por experiência própria, que não é tão simples a instalação de um servidor WEB Apache e torna-se ainda mais difícil quando temos que acrescentar a essa instalação o PHP e o MySQL, que são os recursos mínimos para nosso aprendizado da linguagem.

Para nossa sorte, digamos assim, existem alguns pacotes que tornam a instalação do servidor Apache+PHP+MySQL consideravelmente mais fácil. Neste artigo eu vou ensinar fazer a instalação utilizando o XAMPP, sem perder tempo com a configuração manual de ferramentas e componentes.

O XAMPP é gratuito e bastante simples de instalar: basta fazer o download e extrair os arquivos. A versão disponível no site na data em que este artigo foi escrito era a XAMPP para Windows 5.5.27 & 5.6.11, que dispõe dos seguintes recursos:

  • Apache 2.4.12
  • MySQL 5.6.25
  • PHP 5.5.27
  • phpMyAdmin 4.4.12
  • OpenSSL 1.0.1
  • XAMPP Control Panel 3.2.1
  • Webalizer 2.23-04
  • Mercury Mail Transport System 4.63
  • FileZilla FTP Server 0.9.41, Tomcat 7.0.56 (with mod_proxy_ajp as connector)
  • Strawberry Perl 7.0.56 Portable

(fonte: http://www.apachefriends.org/pt_br/)

Então vamos lá, o primeiro passo é baixarmos o pacote do XAMPP, que pode ser feito no site: https://www.apachefriends.org/pt_br/download.html. Existem versões para instalação nos ambientes Windows, Linux e Mac Os X. Eu vou utilizar a instalação para a versão Windows e baixarei a versão “Instalador” que possui 106 Mb e é a maneira mais fácil de instalar o XAMPP.

A instalação

Localize o instalador do XAMPP (xampp-win32-5.6.11-0-VC11-installer) que você salvou e clique para iniciar. Nas três primeiras telas, clique em SIM, YES e OK.

xampp1

A instalação é bastante rápida e intuitiva.

xampp2

Nas próximas telas, você vai clicar em “NEXT”

xampp3

E depois escolher o local para a instalação do XAMPP. Perceba que neste ponto, podemos podermos escolher a instalação em um Pendrive e, assim, “carregar” nosso servidor para qualquer lugar!

xampp4

 

Clique novamente em “NEXT” e “NEXT”:

xampp5

Dependendo da configuração de seu computador, a instalação deverá demorar um pouco!

 

xampp6

Pronto! Seu servidor está instalado e você já poderá usufruir de suas facilidades. Vá até a pasta onde você instalou o XAMPP e clique no ícone do “XAMPP-control”:

xampp7

Antes de começarmos a utilizar nosso servidor, vamos configurar a porta para o Apache rodar. Clique em “config” e selecione “Apache(httpd.conf)”.

xampp8

O arquivo de configuração irá abrir no Bloco de Notas do Windows. Procure as linhas:

#Listen 12.34.56.78:80

Listen 80

E edite para: Listen 8081. Salve o arquivo e feche o Bloco de Notas.

xampp9

 

Clique em “START” para iniciar o PHP e o MySQL, que são os recursos mínimos que precisaremos para programar em PHP e dê permissão para que o Firewall do Windows identifique esses serviços:

xampp10 xampp11

Feche a janela do XAMPP (na verdade ela ficará minimizada na barra de notificação do Windows). Abra seu navegador e digite o endereço do servidor Apache, que é http://localhost:8081 ou http://127.0.0.1:8081.

xampp12

Nenhuma configuração extra será necessária, mas como “default” o MySQL vem configurado sem uma senha de segurança.

Então é isso pessoal! Até nosso próximo encontro.

Marco Antonio Sanches

Marco Antonio Sanches

Sou formado em Matemática e Tecnologia em Sistemas de Informação para Internet e atualmente leciono Física para o Ensino Médio.
Marco Antonio Sanches

Últimos posts por Marco Antonio Sanches (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *